Impulsionadas pela necessidade de colocar o consumidor no centro das decisões de negócio, as empresas precisam aprimorar cada vez mais a experiência de compra de seus clientes. Pensando nisso, nós da Step Stone selecionamos algumas das lojas mais atrativas do varejo paulistano que se destacam por oferecer experiências de compra únicas e relevantes ao cliente por meio de novas tecnologias, serviços diferenciados e curadoria de produtos. Parte desta seleção formou os roteiros da 1ª edição do Store Tour, nosso programa de visitas técnicas.

Como consultora responsável por implementar o programa, a seguir, compartilho com você os principais destaques das lojas que mais encantaram a mim e a todos os participantes do evento.

A Dengo, marca brasileira de chocolates e cafés que está no mercado há três anos, dispensa o uso de ingredientes químicos, valorizando os produtos orgânicos e os produtores nacionais de cacau e café. À primeira vista, a loja da Dengo no shopping JK Iguatemi chama a atenção pelo ambiente sofisticado e pelas fotos dos produtos logo na entrada. Parece até uma joalheria. Quando você entra na loja, o atendente pergunta que tipo de chocolate mais te agrada, de modo a indicar os melhores produtos de acordo com o seu gosto. Além do atendimento personalizado, a Dengo também se destaca pela diferenciação dos produtos, a exemplo das “pepitas”, amêndoas do cacau torradas, caramelizadas e drageadas, e os “quebra-quebras”, grandes placas de chocolate com recheios como banana ou abacaxi com coco que podem ser quebradas no tamanho que você quiser. Também é possível encontrar cafés, vendidos em grãos, moídos ou na forma de drágeas com chocolate ao leite ou amargo. Podendo degustar os produtos, fica impossível resistir a todos esses “dengos”.

Visita à Dengo. Da esq. para a dir.: Caroline (Quiksilver), Emerson e Mauricio (Grupo Pereira), Mariana (Step Stone), Daniel (Dengo), Patrícia (CSD), Alexandra (Step Stone), Paulo, Marise (Step Stone), Guedes e Elessandro (Hortifruti e Natural da Terra).

Ainda falando sobre chocolates, outra loja que vale a visita é a da Cacau Show no Morumbi Shopping. Inaugurada em agosto de 2018, é a primeira mega store fora da fábrica, com 450 metros quadrados de área toda decorada com chocolates. A loja é impecável e conta com diversos ambientes como um teatro de fantoches para os pequenos, o Cacau Lab, espaço usado para aulas e workshops promovidos por um chocolatier, e uma cafeteria. Além disso, em um sistema de autosserviço, os clientes digitam os pedidos numa tela e aguardam a senha no painel. Recentemente, em uma ação no Dia dos Namorados, a loja ofereceu fondue para os casais. Uma experiência incrível e deliciosa!

Visita à Cacau Show. Da esq. para a dir.: Fundo: Alexandra (Step Stone), Kaique (COOP), Elessandro (Hortifruti e Natural da Terra), Fernando (Comper) e Guedes (Hortifruti e Natural da Terra). Frente: Marise (Step Stone), Rose (Cacau Show), Katia (Buaiz Alimentos), Daniela (Taco Bell) e Patrícia (CSD).

No varejo da moda, o destaque em experiência de compra é a Hering. Inaugurada no final de 2018, a loja conceito da Hering no Morumbi Shopping é hoje a mais moderna da rede e foi pensada para que o cliente seja o protagonista, com conceitos e tecnologias que estão sendo estudados e validados para serem implementados nas outras lojas. As tecnologias e inovações estão presentes em toda a loja: vitrine e provador “instagramáveis,” onde é possível tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais; dentro da loja, há uma televisão que exibe conteúdo personalizado por gênero, os provadores possuem assistência digital e sistema de reconhecimento dos produtos por meio da tecnologia RFID, além do espaço “Do seu jeito”, onde você pode customizar uma camiseta básica adquirida na loja com a estampa que quiser. A loja do Morumbi Shopping segue o conceito omnichannel, pois concentra diferentes canais de venda em um único espaço: é possível fazer compras na loja e receber os produtos em casa, ou retirar em uma loja o que foi comprado pelo site.

Outra empresa que vem colocando a tecnologia a serviço do cliente é o Pontofrio. A loja do shopping Vila Olímpia tem como propósito servir de plataforma para ações focadas na transformação digital da Via Varejo. Com ambição maior do que realizar testes de novos conceitos, processos, produtos ou tecnologias nas demais lojas do Pontofrio, tem como diretriz uma visão estratégica, de longo prazo, integrada com todas as áreas da companhia e sempre colocando o consumidor no centro das decisões do negócio. Quem visita a loja encontra uma vitrine digital que mostra itens como refrigeradores, máquinas de lavar e fogões em tamanho real e prateleiras digitais de eletroportáteis, além de óculos de realidade virtual para móveis, sendo possível simular os objetos virtualmente em ambientes reais. A loja também possui câmeras com sensores que leem as expressões faciais do cliente para medir seu nível de satisfação. São diversas tecnologias espalhadas em apenas 170 metros quadrados… vale a pena conferir!

Visita ao Pontofrio: tecnologias a serviço do cliente.

O último destaque em experiência de compra da 1ª edição do Store Tour, mas não menos interessante, é a Zôdio, a caçula do grupo ADEO presente no Brasil desde 1997, com a marca Leroy Merlin. A loja da Zôdio, inaugurada no final de 2017 em São Paulo, tem 2.500 metros quadrados e conta com mais de 15 mil itens, e chegou ao Brasil para concorrer com marcas que vão desde Etna e Tok&Stok e até mesmo com players como Armarinhos Fernando em algumas categorias. A marca aposta muito em questões como bricolagem ou o “faça você mesmo” (por exemplo, você faz o seu próprio cosmético) e oferece diversos cursos como o de culinária e de ateliê criativo (bordado, corte e costura etc.). A ideia da Zôdio é “fazer o cliente sonhar”.

Em agosto, teremos a 2ª edição do Store Stour Step Stone. Fique de olho nas nossas redes sociais para saber mais.

E para você, qual foi a sua experiência de compra mais inspiradora? Compartilhe com a gente!

 

Mariana Takitane
Consultora